segunda-feira, 17 de junho de 2013

SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM DESENVOLVIDAS NOS ENCONTROS PRESENCIAIS 


Sequência Didática com o gênero textual crônica.
Texto “Avestruz” – Mário Prata.
Disciplina: Língua Portuguesa
Público alvo: 6º ano / Ensino Fundamental.
Aulas previstas: 6 aulas
Etapa 1 – Checagem de hipóteses.
ü  O que você espera de um texto com esse título?
ü  Você conhece um avestruz?
ü  Quais as características do avestruz?
Nesse momento faremos uma leitura silenciosa para que vocês possam conhecer o texto e em seguida faremos a leitura textual compartilhada.
Etapa 2 – Localizando informações no texto.
Responda em seu caderno:
ü  Identifique no 3º parágrafo as características do avestruz.
ü  As características que você atribuiu anteriormente ao avestruz, foram confirmadas no texto? Comente.
ü  Localize no penúltimo parágrafo a expressão que mostra que o garoto mudou de opinião em relação ao avestruz. Após isso, qual foi a reação do garoto?
ü  Assim como o menino, você já desejou algo e depois mudou de opinião?

Etapa 3 – Comparando informações
ü  O que mais impressionou o garoto com relação aos hábitos alimentares e à reprodução?
Etapa 4 – Produção de inferências globais e locais no texto.
ü  Grife as palavras que dificultaram o entendimento do texto e em seguida utilize um dicionário para descobrir o significado dessas palavras e qual deles se encaixa melhor no texto.
(Dica para o professor: Caso seja possível, pode-se utilizar a ferramenta de dicionário online)
ü  Porque o autor afirma que “uma avestruz com TPM pode ser perigosíssima?
Etapa 5 – Recuperando o contexto de produção de texto.
ü  Pesquise a biografia do autor Mário Prata.
(O professor que escolhe a melhor opção de como realizar essa atividade: na sala de informática, na biblioteca, como lição de casa e na aula seguinte comenta as pesquisas.)
ü  Discuta com seus colegas se o texto lido pode ou não ser classificado como uma crônica narrativa. Dê pelo menos duas explicações que justifiquem a análise feita.

Etapa 6 – Elaborar apreciações estéticas, afetivas, valores éticos ou políticos.
ü  O que você mais gostou no texto? Comente sua resposta.
ü  Será que um apartamento ou uma casa são locais apropriados para criar um avestruz como animal de estimação? Comente sua resposta.

Produção Final
Produza uma crônica onde o menino conta o seu ponto de vista à respeito do desejo de ter um avestruz como “animalzinho” de estimação
atividade realizada por  BARBARA MORAES ANDRADE BERTONCINI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário