Situação de aprendizagem
CONTEÚDO:
Leitura do texto Pausa de Moacyr Scliar
SÉRIE/
ANO: 6ª série/ 7º ano
DURAÇÃO:
08 a 10 aulas
1. Levantamento de conhecimentos prévios:
-
Pergunta aos alunos o que o o tíitulo Pausa lhes sugere?
-
Quando você pensa em pausa o que lhe vem à mente? Anotar em forma de banco de
dados às definições.
-
Pedir pesquisas acerca das imagens de cais. Você já viu? Sabe o que é?
-
Pesquisar também sobre a biografia do autor.
2.
Leitura do texto:
- Entregar
para os alunos somente metade do texto – até a parte – aqui meu bem...
- Ler
o texto em voz alta, de forma compartilhada, sublinhando e pesquisando as
palavras desconhecidas, o vocabulário.
-
Pedir para que os alunos imaginem o final da história e escreva-o em 1
parágrafo – mantendo a forma descritiva do texto.
-
Compartilhar os finais.
-
Entregar a outra parte do texto e terminar a leitura. Continuando o trabalho de
pesquisa de vocabulário.
3. Trabalhando significado:
-
Para trabalhar com significados pedir que os mesmos utilizem a palavra pesquisada
numa outra frase.
-
Trabalhar com Tipologia e Gênero do texto lido.
-
Trabalhar com os elementos da narrativa. Quem? Quando? Onde? Por quê? O que?
-
Trabalhar Foco Narrativo – passando da 2ª pessoa para a 3ª pessoa do singular;
-
Trabalhar descrição de personagens (física e psicológica); e a descrição do
ambiente;
-
Trabalhar com discurso direto – indireto em apenas um trecho da história.
4. Interdisciplinaridade:
-
Análise dialética da escultura de Rodin – O pensador – fazendo a seguinte
perguntar: Podemos associar a escultura ao personagem? De que forma?
-
Vídeo da música Cotidiano de Chico Buarque – Na versão de massinha (com cópia
da música para que eles colem no caderno, cantem a música e percebam que a
música fala de uma rotina).
-
Discutir o que é rotina. Ver os filmes: Click (cotidiano pode ser mudado); e
Como se fosse a primeira vez (cotidiano sempre repetido).
5.
Para fechamento do trabalho:
-
Checagem das hipóteses levantadas no início – banco de palavras – acerca da
palavra PAUSA;
-
Produção de texto narrativo – descritivo sobre seu domingo...
por Denise Michele Zorzenome.
Oi,querida Maria Helena, amei a sugestão da interdisciplinaridade.Adoro o Chico e adoro Rodin
ResponderExcluirBeijão parabéns.