segunda-feira, 17 de junho de 2013

Situação de  aprendizagem  texto:  AVESTRUZ

Público alvo 6º ano – 5ª série

1º passo: apresentar o título  questionando os alunos sobre qual gênero de texto eles imaginam ser? Que assunto será abordado?  Se haverá personagens?
2º passo:  levantamento dos conhecimentos prévios  com perguntas  como:
   o que é um avestruz?
   Alguém já viu?
  Como você imagina que seja?
   Sabe como é?
       Descreva como é.

 3º passo:  utilizando os recursos disponíveis na escola apresentar um  avestruz para a sala. ( data show, cartaz ou outros)
4º passo: informações sobre o autor do texto-  Mário Prata
5º passo:  expor o objetivo da leitura fixação dos elementos da narrativa
6ºpasso: agrupar os alunos  com níveis de aprendizagem diferentes para que um possa ler o texto para outro;
7º passo: leitura colaborativa efetuada pelo professor com as pausa necessária para checagem das hipóteses. Neste momento também será averiguado se todos os alunos localizaram a ideia principal do texto e, portanto tenham construído o sentido global do mesmo.
8ºpasso: identificar  referências a outros textos,  no caso ao texto bíblico  Genesis , no qual mostra que Adão dá nomes aos animais explicando o que no texto apresenta o nome  cientifico do animal.
9ºpasso: identificar os elementos da narrativa  com um quadro demonstrativo na lousa;
10ºpasso: destacar as características  do gênero crônica.

11ºpasso: reprodução da história por meio de confecção cartazes que contem a história, dramatizações e contação da história. 



atividade realizada por MARIA HELENA PALMIERI SANTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário