Situação de aprendizagem texto: AVESTRUZ
Público alvo 6º ano – 5ª série
1º passo: apresentar o título questionando os alunos sobre qual gênero de texto eles imaginam ser? Que assunto será abordado? Se haverá personagens?
2º passo: levantamento dos conhecimentos prévios com perguntas como:
o que é um avestruz?
Alguém já viu?
Como você imagina que seja?
Sabe como é?
o que é um avestruz?
Alguém já viu?
Como você imagina que seja?
Sabe como é?
e Descreva como é.
3º passo: utilizando os recursos disponíveis na escola apresentar um avestruz para a sala. ( data show, cartaz ou outros)
4º passo: informações sobre o autor do texto- Mário Prata
5º passo: expor o objetivo da leitura fixação dos elementos da narrativa
6ºpasso: agrupar os alunos com níveis de aprendizagem diferentes para que um possa ler o texto para outro;
7º passo: leitura colaborativa efetuada pelo professor com as pausa necessária para checagem das hipóteses. Neste momento também será averiguado se todos os alunos localizaram a ideia principal do texto e, portanto tenham construído o sentido global do mesmo.
8ºpasso: identificar referências a outros textos, no caso ao texto bíblico Genesis , no qual mostra que Adão dá nomes aos animais explicando o que no texto apresenta o nome cientifico do animal.
9ºpasso: identificar os elementos da narrativa com um quadro demonstrativo na lousa;
10ºpasso: destacar as características do gênero crônica.
11ºpasso: reprodução da história por meio de confecção cartazes que contem a história, dramatizações e contação da história.
atividade realizada por MARIA HELENA PALMIERI SANTOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário