quinta-feira, 13 de junho de 2013


Situação de aprendizagem com o texto   “Avestruz” – Mário Prata.


gênero textual crônica.

Disciplina: Língua Portuguesa

Público alvo: 6º ano / Ensino Fundamental.

Aulas previstas: 8 a 10 aulas

Conteúdos: traços característicos de crônica narrativa;

Competências e habilidades: reconhecer características do gênero; "crônica narrativa” comparar narrativas de diferentes gêneros; distinguir tipologia narrativa de gêneros narrativos, identificando crônicas narrativas entre outros gêneros (crônica,  contos - por exemplo, contos de fadas - fábulas e outros gêneros mais longos);  retomar os elementos da narrativa. mobilizar, no texto produzido, os conhecimentos relativos aos elementos organizacionais da tipologia textual em questão;   organizar o texto de forma lógica, demonstrando conhecimento dos mecanismos coesivos linguísticos e textuais necessários para a construção coerente do texto; adequar as convenções e normas do sistema da escrita à situação comunicativa.

Estratégias: estudo do gênero e dos elementos da narrativa; leitura e interpretação do texto “Avestruz”; apresentação de slides, desenho animado apresentando o avestruz para os alunos que ainda não o conheçam.

Recursos: Cópia do texto; uso de datashow para reprodução dos slides e vídeo – desenho animado.

Avaliação: reescrita da história, produção de nova crônica, ilustração da crônica.
 Etapa 1 – Checagem de hipóteses.
  • O que você espera de um texto com esse título?
  • Você conhece um avestruz?
  • Quais as características do avestruz?
  • Como você imagina que ele seja?
  • Alguém já viu um avestruz? Descreva como ele é.


Etapa 2
Utilizando os recursos disponíveis na escola –  vídeo, data show, cartazes e/ ou outros -  apresentar um avestruz para a sala. Em seguida exibir o  desenho animado  Woody Woodpecker - Turma Do Pica Pau - Samuel - O Ovo Do Avestruz E Eu.mp  disponível em https://www.youtube.com/watch?v=MHw5nnrsYAw


Etapa 3 – expor o objetivo da leitura
Nesse momento faremos uma leitura silenciosa para que os alunos possam conhecer o texto. Os alunos poderão ser agrupados em níveis de aprendizagem diferentes para que um possa ler o texto para outro. E em seguida faremos a leitura colaborativa efetuada pelo professor com as pausa necessária para checagem das hipóteses. Neste momento também será averiguado se todos os alunos localizaram a ideia principal do texto e, portanto tenham construído o sentido global do mesmo.

Etapa 4 – Localizando informações no texto.
Solicitar aos alunos que realizem as atividades abaixo  em seu caderno

  • Identificar no 3º parágrafo as características do avestruz.
  • As características que você atribuiu anteriormente ao avestruz, foram confirmadas no texto? Comente.
  • Localizar no penúltimo parágrafo a expressão que mostra que o garoto mudou de opinião em relação ao avestruz. Após isso, qual foi a reação do garoto?
  • Assim como o menino, você já desejou algo e depois mudou de opinião?



Etapa 5 – Comparando informações
  • O que mais impressionou o garoto com relação aos hábitos alimentares e à reprodução?
  • Porque o autor afirma que “uma avestruz com TPM pode ser perigosíssima?


Etapa 6 – Produção de inferências globais e locais no texto.
  • Grife as palavras que dificultaram o entendimento do texto e em seguida utilize um dicionário para descobrir o significado dessas palavras e qual deles se encaixa melhor no texto.


Etapa 7- Identificar referências a outros textos, no caso ao texto bíblico  Gênesis , no qual mostra que Adão dá nomes aos animais explicando o que no texto apresenta o nome  científico do animal.

Etapa 8 - Identificar e revisar os elementos da narrativa com um quadro demonstrativo na lousa expor as características do gênero crônica.


Etapa 9 - Destacar as características do gênero crônica
  • Discutir com alunos  se o texto lido pode ou não ser classificado como uma crônica narrativa. Peça pelo menos duas explicações que justifiquem a análise feita.



Etapa 10 – Recuperando o contexto de produção de texto.
Pesquisar a biografia do autor Mário Prata.
(O professor que escolhe a melhor opção de como realizar essa atividade: na sala de informática, na biblioteca, como lição de casa e na aula seguinte comenta as pesquisas.)

Etapa 11 – Elaborar apreciações estéticas, afetivas, valores éticos ou políticos.
  • O que você mais gostou no texto? Comente sua resposta.
  • Será que um apartamento ou uma casa são locais apropriados para criar um avestruz como animal de estimação? Comente sua resposta.


Produção Final
  • Reprodução da história por meio de confecção cartazes que contem a história, dramatizações e (socialização) da história.
  • Produza uma crônica onde o menino conta o seu ponto de vista a respeito do desejo de ter um avestruz como “animalzinho” de estimação.



Esta situação de aprendizagem teve como base  uma atividade realizada no encontro presencial do curso Melhor Gestão, Melhor Ensino e foi   organizada por:

Barbara Moraes Andrade Bertoncini
DANIELA MARIA DA SILVA CARBALLA
Denise Michele Zorzenone
MARIA HELENA PALMIERI SANTOS






3 comentários:

  1. Ótimo trabalho.
    Parabéns ao grupo
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Maria Helena você se saiu muito bem como a mais nova "blogueira"! Nosso blog está lindo e cheio de coisas interessantíssimas!!!!

    ResponderExcluir