Situação
de aprendizagem com o texto “Avestruz”
– Mário Prata.
gênero textual crônica.
Disciplina: Língua Portuguesa
Público alvo: 6º ano / Ensino Fundamental.
Aulas previstas: 8 a 10 aulas
Conteúdos: traços característicos de crônica
narrativa;
Competências e habilidades: reconhecer características do
gênero; "crônica narrativa” comparar narrativas de diferentes gêneros;
distinguir tipologia narrativa de gêneros narrativos, identificando crônicas
narrativas entre outros gêneros (crônica,
contos - por exemplo, contos de fadas - fábulas e outros gêneros mais
longos); retomar os elementos da narrativa. mobilizar, no texto produzido, os conhecimentos relativos aos elementos
organizacionais da tipologia textual em questão; organizar o texto de forma lógica, demonstrando
conhecimento dos mecanismos coesivos linguísticos e textuais necessários para a
construção coerente do texto; adequar as convenções e normas do
sistema da escrita à situação comunicativa.
Estratégias: estudo do gênero e dos elementos da
narrativa; leitura e interpretação do texto “Avestruz”; apresentação de slides,
desenho animado apresentando o avestruz para os alunos que ainda não o
conheçam.
Recursos: Cópia do texto; uso de datashow para
reprodução dos slides e vídeo – desenho animado.
Avaliação: reescrita da história, produção de
nova crônica, ilustração da crônica.
- O que você espera de um texto com esse título?
- Você conhece um avestruz?
- Quais as características do avestruz?
- Como você imagina que ele seja?
- Alguém já viu um avestruz? Descreva como ele é.
Etapa 2
Utilizando os recursos disponíveis na escola
– vídeo, data show, cartazes e/ ou
outros - apresentar um avestruz para a
sala. Em seguida exibir o desenho
animado Woody Woodpecker - Turma Do Pica
Pau - Samuel - O Ovo Do Avestruz E Eu.mp
disponível em https://www.youtube.com/watch?v=MHw5nnrsYAw
Etapa 3 – expor o objetivo da leitura
Nesse momento faremos uma leitura silenciosa
para que os alunos possam conhecer o texto. Os alunos poderão ser agrupados em
níveis de aprendizagem diferentes para que um possa ler o texto para outro. E
em seguida faremos a leitura colaborativa efetuada pelo professor com as pausa
necessária para checagem das hipóteses. Neste momento também será averiguado se
todos os alunos localizaram a ideia principal do texto e, portanto tenham
construído o sentido global do mesmo.
Etapa 4
– Localizando informações no texto.
Solicitar aos alunos
que realizem as atividades abaixo em seu
caderno
- Identificar no 3º parágrafo as características do avestruz.
- As características que você atribuiu anteriormente ao avestruz, foram confirmadas no texto? Comente.
- Localizar no penúltimo parágrafo a expressão que mostra que o garoto mudou de opinião em relação ao avestruz. Após isso, qual foi a reação do garoto?
- Assim como o menino, você já desejou algo e depois mudou de opinião?
Etapa 5
– Comparando informações
- O que mais impressionou o garoto com relação aos hábitos alimentares e à reprodução?
- Porque o autor afirma que “uma avestruz com TPM pode ser perigosíssima?
Etapa 6
– Produção de inferências globais e locais no texto.
- Grife as palavras que dificultaram o entendimento do texto e em seguida utilize um dicionário para descobrir o significado dessas palavras e qual deles se encaixa melhor no texto.
Etapa
7- Identificar referências a outros textos, no caso ao texto bíblico Gênesis , no qual mostra que Adão dá nomes
aos animais explicando o que no texto apresenta o nome científico do animal.
Etapa 8
- Identificar e revisar os elementos da narrativa com um quadro demonstrativo
na lousa expor as características do gênero crônica.
- Discutir com alunos se o texto lido pode ou não ser classificado como uma crônica narrativa. Peça pelo menos duas explicações que justifiquem a análise feita.
Etapa 10
– Recuperando o contexto de produção de texto.
Pesquisar a biografia do autor Mário Prata.
(O professor que escolhe a melhor opção de
como realizar essa atividade: na sala de informática, na biblioteca, como lição
de casa e na aula seguinte comenta as pesquisas.)
Etapa 11
– Elaborar apreciações estéticas, afetivas, valores éticos ou políticos.
- O que você mais gostou no texto? Comente sua resposta.
- Será que um apartamento ou uma casa são locais apropriados para criar um avestruz como animal de estimação? Comente sua resposta.
Produção
Final
- Reprodução da história por meio de confecção cartazes que contem a história, dramatizações e (socialização) da história.
- Produza uma crônica onde o menino conta o seu ponto de vista a respeito do desejo de ter um avestruz como “animalzinho” de estimação.
Esta situação de aprendizagem teve como base uma atividade realizada no encontro presencial do curso Melhor Gestão, Melhor Ensino e foi organizada por:
Barbara Moraes Andrade Bertoncini
DANIELA MARIA DA SILVA CARBALLA
Denise Michele Zorzenone
MARIA HELENA PALMIERI SANTOS
Ótimo trabalho.
ResponderExcluirParabéns ao grupo
Abraços
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMaria Helena você se saiu muito bem como a mais nova "blogueira"! Nosso blog está lindo e cheio de coisas interessantíssimas!!!!
ResponderExcluir