terça-feira, 18 de junho de 2013

Sequência Didática do texto “No Aeroporto”
de Carlos Drummond de Andrade
Público alvo: 6º ano - 4 º bimestre
Nº de aulas: 06 aulas
Etapa 1: Antes da leitura
·         Esclarecimento dos objetivos da Situação de Aprendizagem e apresentação do texto para a turma.
·         Ativação e socialização de conhecimentos prévios:
Quando você lê o nome do título que expectativas vocês têm.
Quem já viu um avião de perto?
Quem já andou de avião?
Quem conhece a rotina de um aeroporto? Alguém já viajou de avião?Como é?
Quem já ouviu falar em Carlos Drummond de Andrade? Algum já leu algo dele? Que época que viveu? Ainda é vivo?
Vocês gostariam de fazer uma viagem de avião?
Aqui na nossa região onde nós temos aeroporto?

·      Levantamento de expectativas para leitura do texto:
O texto fala de dois amigos que estão no aeroporto e um irá viajar depois de dois meses e meio na casa do amigo. Gostaria que prestassem atenção nas características do amigo, no tipo de relação que eles mantinham, nos gostos e até mesmo se o amigo deixará saudade.

Instruções para leitura- procedimento de estudo;
Grife as partes que você considerou importante.
Anote ao lado dos parágrafos aspectos relevantes para compreensão do mesmo.

Etapa 2: Durante a leitura. (Bajard, Foucambert: Ler é compreender).
·         Leitura silenciosa do texto feita pelo aluno;
·         Socialização com os alunos e construção da compreensão do texto, resgatando as perguntas da expectativa antes da leitura e discutindo os aspectos;
·         Vocalização do texto pelo professor;
·         Vocalização compartilhada do texto pelos alunos;


Etapa 3: Após a leitura.

·         Usar o ambiente da SAI para fazer pesquisa.
·         Sistematização da compreensão do texto – resgatando o desenvolvimento da narrativa pelo autor
·         Discutir as expectativas de antes da leitura e após a leitura, atendeu as expectativas? Houve elemento surpresa?
·         Interpretação escrita.
Socialização da interpretação.
·         Análise e reflexão linguística: classe gramatical, substantivo e adjetivo.
·         Resgatar os elementos da narrativa.

·         Proposta de produção de texto: continuidade da narrativa.
    por Daniela Maria da Silva Carballal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário