domingo, 23 de junho de 2013

 Sequência Didática do texto     

 “Avestruz” de Mário Prata
Público alvo: 6º ano - 4 º bimestre
Nº de aulas: 06 aulas
Etapa 1: Antes da leitura
·         Esclarecimento dos objetivos da Situação de Aprendizagem e apresentação do plano de aula contendo o tema (assunto) a ser trabalhado durante a semana, os respectivos objetivos e o que será avaliado.
·         O professor apresenta o nome do texto e o autor, já no datashow.
·         Ativação e socialização de conhecimentos prévios:
Quando vocês leem o título do texto que expectativas vocês têm em relação a este texto?
Quem já viu um avestruz?
O que vocês conhecem sobre avestruz?
O professor deve esclarecer as possíveis dúvidas dos alunos, o professor propõe a leitura da crônica Avestruz do autor Mário Prata. No entanto, antes da leitura, o professor fala um pouco sobre a vida e obra do autor a fim de despertar nos alunos o interesse por outros textos e obras do autor em questão.
·           Instruções para leitura- procedimento de estudo;
O professor propõe que a primeira leitura seja individual e pede aos alunos para lerem quantas vezes acharem necessárias, pede ainda para que grifem as partes considerarem importante e Anotarem ao lado dos parágrafos aspectos relevantes para compreensão do mesmo.

Etapa 2: Durante a leitura. (Bajard, Foucambert: Ler é compreender).
·         Leitura silenciosa do texto feita pelo aluno;
·         Socialização com os alunos e construção da compreensão do texto, resgatando as perguntas da expectativa antes da leitura e discutindo os aspectos;
·         Vocalização do texto pelo professor, o objetivo agora é fazer com que os alunos percebam cada detalhe do texto (pontuação, entonação, sequência da narrativa...).
·         Vocalização compartilhada do texto pelos alunos;


Etapa 3: Após a leitura.

·         O professor usará o ambiente da SAI para fazer pesquisa sobre o texto. O docente dará indicações de pesquisa (a respeito desse animal e seus hábitos), mas o aluno terá autonomia para decidir, dentre as indicações do professor, o que ele julga necessário pesquisar para compreensão do texto;
·         Sistematização da compreensão do texto – resgatando o desenvolvimento da narrativa pelo autor
·         Discutir as expectativas de antes da leitura e após a leitura, atendeu as expectativas? Houve elemento surpresa?
·         Interpretação escrita.
Socialização da interpretação.
·         Resgatar os elementos da narrativa: neste momento, o professor retoma o conceito de gênero e propõe aos alunos uma atividade de revisão dos elementos da narrativa, estudados em anos anteriores, porém presentes no texto lido. Para isso, o professor, a partir de um modelo explicativo, solicita aos alunos que preencham um quadro de informações que deverá ser corrigido e discutido em seguida.

·         Por fim, o professor pede aos alunos que produzam uma continuidade da narrativa: apontando outras possibilidades de finalização para a história. Espera-se que, ao final das atividades propostas, o aluno seja capaz de reconhecer o gênero em estudo, a narrativa com foco na 1ª pessoa e que tenha compreendido o texto como um todo significativo. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário